Os 4 princípios da decoração de ambientes

O design de ambientes precisa levar em consideração todos os elementos que compõem um ambiente e harmonizá-los perfeitamente. Trata-se de uma técnica inteligente que consegue adequar diferentes espaços de acordo com o estilo e personalidade de quem os frequenta.

A mostra Vitrine 2018 da Decoratto está na sua 7ª edição e conta com 11 ambientes sensacionais que vão te deixar cheia de inspiração. Assinados por 15 profissionais, esses ambientes cumprem à risca as quatro funções essenciais de uma boa decoração:

Estética
Parece um pouco óbvio, mas é um princípio que não se pode perder de vista, afinal, os elementos de qualquer ambiente devem estar harmonizados. Considere desde a cor das paredes, o tamanho dos móveis, até o estilo de cada objeto decorativo.
Como essa sala de estar exposta na Vitrine 2018 da Decoratto, que alinha o design da parede com as cores usadas nas cortinas e nos móveis, criando um ambiente divertido e aconchegante. Note como o profissional investiu no uso de cores mais suaves nos sofás para não competir com a parede, além de criar uma iluminação estratégica que guia o olhar para os assentos.


Conforto
Seja para ambientes internos ou externos, o conforto é com certeza a principal força convidativa de um ambiente. Sendo assim, é importante considerar as texturas e cores, e dependendo das escolhas é possível criar ambientes mais aconchegantes, assim como passar sensações.
No ambiente abaixo, foi criado um equilíbrio perfeito do estilo rústico e moderno. O revestimento de tijolinhos dá um toque caseiro enquanto os quadros decorativos e o design da mesa trazem o ambiente para um estilo mais contemporâneo. O uso do tapete aliado às cores verde escuro e terracota foram também estratégicos para trazer a sensação de um espaço aconchegante.


Funcionalidade
Esse é um ponto essencial na decoração e que facilmente pode passar despercebido. Para os móveis, até é comum se lembrar que mesas devem ter um tamanho adequado para comportar as pessoas que ali frequentam, que sofás devem ser confortáveis, e daí em diante.
Mas até mesmo para o uso de cores e objetos decorativos é necessário encontrar funcionalidades para alcançar uma decoração harmoniosa e prática. Além disso, a posição desses elementos também pode passar sensações, criar nuances de ambiente ou até mesmo auxiliar na iluminação.
Considere o uso genial da prateleira abaixo, que pode ser conferida na mostra da Decoratto. A prateleira garante diversos espaços para armazenar livros e expor fotos, além de ser um suporte para plantas e objetos decorativos. Como se não fosse suficiente, a prateleira também serve como uma divisória de ambientes, criando uma “parede” sutil que não diminui o espaço.


Praticidade
O último ponto que o decorador deve se atentar é com a parte prática da decoração. É importante sempre considerar se ambiente é residencial, comercial, interno ou externo, e qual a rotina dos que o frequentam. Por exemplo, por mais lindo que seja um vaso, deixá-lo em um corredor estreito e muito frequentado pode resultar em um design de interiores malfeito, já que estando em um local de frequente movimento, pode atrapalhar a locomoção dos que ali transitam.
No quarto de casal decorado abaixo, além de toda a parte estética, trazendo conforto e funcionalidade, note como os pufes podem ser armazenados abaixo da penteadeira, deixando livre o caminho. Perceba também que a lâmpada ocupa pouco espaço e ainda há uma gaveta bastante discreta, mas que garante um lugar para guardar objetos pessoais.


Agora que você já conhece os quatro princípios do design, visite a Vitrine 2018 da Decoratto e venha se inspirar para criar o ambiente de acordo com a sua personalidade.

A Decoratto está sempre atualizada com as principais novidades do ramo e traz para você diversas opções para decorar sua casa seguindo as tendências mais modernas.
Venha conhecer nosso showroom e confira as novidades que só a Decoratto traz para você.

Rua Humaitá 873 – Centro – Indaiatuba
(19) 3894-6688 - (19) 99371-7173