Como harmonizar as cores na decoração

Existem vários elementos que ajudam a criar um ambiente: o estilo e posição dos móveis, os objetos decorativos, mas o ponto de partida que orienta todo o processo são as cores. Por isso a Decoratto separou algumas dicas para você arrasar na sua decoração.


Saiba classificar as cores

Antes mesmo de escolher quais cores você quer, é importante saber o básico sobre classificação de cores em categorias, como quentes, frias e neutras. Essa classificação já te prepara para organizar as sensações que o ambiente vai criar. 

Descubra também os diferentes significados das cores para te dar inspiração. Existem inúmeros estudos sobre o efeito psicológico das cores e você pode usar isso em seu favor. Por exemplo, o amarelo estimula a comunicação, a criatividade e abre o apetite, já o azul é perfeito para transmitir a sensação de tranquilidade e meditação.


Elabore um esquema de cores

Agora que você já estudou as categorias e significados das cores, a tentação é fazer ambientes multicoloridos, cheios de significados ou espaços com cores temáticas ou sem variação de tons. É possível fazer uma decoração colorida ou com base em uma só cor e não ter um resultado cansativo, a tática é simples: crie um esquema de cores.

Um esquema de cores nada mais é do que a composição de cores usada em um ambiente, incluindo cada detalhe. Considere as cores das paredes, dos quadros, dos móveis, dos tapetes, do piso e o estilo desse último também. Faça suas escolhas já pensando no todo e busque atingir um equilíbrio visual.


Comece do macro e não tenha medo de contrastes

Em termos de decoração, os elementos macro são as paredes e pisos, sendo a base do ambiente que vão orientar os elementos micro, que são os vasos, mesas de centro, quadros etc. Uma boa dica é escolher cores neutras para as paredes e pisos, levando em consideração o tipo de piso. Dessa forma, os objetos decorativos não competem por atenção.

Mas, como tudo tem uma exceção, a escolha de uma cor forte para uma parede pode trazer mais personalidade para a sua decoração, enfatizando as sensações que você quer criar no ambiente. Como no ambiente abaixo (Foto), você pode observar o esquema de cores escolhido, harmonizando cores fortes e frias e equilibrando com o dourado. O azul marinho da parede orientando o esquema de todos os elementos, desde o suave branco do sofá e o dourado das lâmpadas, até os quadros e almofadas. 



Ainda tem dúvida sobre como decorar seu ambiente? Converse com a Decoratto! Nós trazemos para vocês as melhores dicas e tendências na decoração de interiores, siga nosso Facebook e Instagram para não perder nada. Contamos com profissionais que têm olhos treinados para harmonizar o propósito e a estética de cada elemento de um ambiente.

Visite nosso showroom e confira as novidades que só a Decoratto traz para você.

Rua Humaitá 873 – Centro – Indaiatuba

(19) 3894-6688 - (19) 99371-7173